Encontro de líderes do CEAP

Encontro de líderes do CEAP


Notícia publicada em 07/06/2018 13:45 -
Geral
Ensino Méd...
Ensino Fun...

 

Cultura de paz e comunicação não violenta é o tema

 

Membros do Grêmio Estudantil e representantes de classe do CEAP, realizaram um encontro no dia 25 de maio para definir ações e dialogar sobre as atribuições do papel do líder. Realizada na escola, a reunião foi uma mescla de palestra e dinâmicas que proporcionaram o entendimento e a valorização do trabalho em equipe.

Os estudantes e professores da Faculdade Batista, que participaram desta ação, introduziram a pauta: “Cultura de paz e comunicação não violenta”, embasados no livro de Marshall Rosenberg. A equipe Wake Up 2018, instruiu os participantes a elaborarem um Termo de Compromisso que contém as obrigações assumidas e os responsáveis pelo seu cumprimento.

No documento ficou registrado que os líderes das turmas assumem a responsabilidade de zelar pela paz no ambiente escolar, se comprometem em prover ações de incentivo a comunicação não violenta e conduta pacificadora que vise a resolução de conflitos e a promoção de um ambiente livre de hostilidade.

 

Sobre a Cultura de Paz:

"Cultura de Paz é um conjunto de valores, atitudes, tradições, comportamentos e estilos de vida baseados no respeito à vida, ao fim da violência, à pratica da não-violência por meio da educação, diálogo e cooperação" – Unesco.

Cultura de Paz iniciou-se oficialmente pela UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) em 1999 e empenha-se em prevenir situações que possam ameaçar a paz e a segurança – como o desrespeito aos direitos humanos, discriminação e intolerância, exclusão social, pobreza extrema e degradação ambiental – utilizando com principais ferramentas a conscientização, a educação e a prevenção.

De acordo com a UNESCO, a cultura de Paz “está intrinsecamente relacionada à prevenção e à resolução não-violenta de conflitos” e fundamenta-se nos princípios de tolerância, solidariedade, respeito à vida, aos direitos individuais e ao pluralismo.

 

Assessoria de Comunicação - CEAP

Veja mais


Pré 1 - Colcha de retalhos

Colcha de retalhos

29º Encontro de Lideranças Estudantis da Rede Sinodal

Encontro Nacional de Lideranças Estudantis

1º ENCOMTI - Rede Sinodal - 2024

Criatividade, inovação e estratégias foram o foco do encont...

2.4.24 - Giro Pedagógico, evento da Rede Sinodal

CEAP participa do Giro Pedagógico, evento da Rede Sinodal