CÍRCULO DE CONSTRUÇÃO DE PAZ NO CEAP

CÍRCULO DE CONSTRUÇÃO DE PAZ NO CEAP


Notícia publicada em 14/06/2018 11:32 -
Geral

 

As relações interpessoais são combustível para o desempenho das diferentes funções na instituição, por isso aprimorar espaços/tempos de interação é uma prática fundamental para assegurar a cultura do pertencimento e a perspectiva da coletividade.

 

No CEAP, durante o primeiro trimestre letivo de 2018, os 5º e os 6º anos do Ensino Fundamental, assim como professores de diferentes níveis de ensino e funcionários, vivenciaram os Círculos de Paz, metodologia empreendida por um conjunto de instituições (Poder Judiciário, Ministério Público, UNIJUÍ, Susepe, Defensoria Pública, Poder Executivo de Ijuí e 36º CRE), com vistas a assegurar momentos de escuta e diálogo.

 

O Círculo é uma metodologia estruturada de facilitação ao diálogo que pode ser aplicada como metodologia restaurativa. Sua origem está em ensinamentos das tribos indígenas da América do Norte, povos que costumavam reunir-se ao redor do fogo para resolver seus conflitos. Os Círculos são desenvolvidos por um facilitador que tem como responsabilidade auxiliar os participantes a criarem um espaço seguro de diálogo, monitorar a qualidade do momento coletivo e estimular as reflexões do grupo através de perguntas.

 

Em um primeiro momento, os Círculos no CEAP, foram desenvolvidos para contribuir com o autoconhecimento de professores, funcionários e alunos, como também para assegurar a cultura do pertencimento à instituição, valorizando a singularidade de cada sujeito. Profissionais de diferentes áreas atuaram como facilitadores provocando a fala e a escuta, em uma dinâmica de intensa sensibilização. Vivências dessa natureza, podem gerar  respeito, empatia e fortalecimento de vínculos, potencialmente.

Veja mais


23.10.2018 - Desfile da Banda na ExpoIjuí

Banda Marcial desfila na ExpoIjuí/Fenadi

22.10.2018 - Coroação da Corte 2018 do CEAP

GEMLI promove votação do Rei e Rainha da escola

21.10.2018 - História do CEAP será Tese de Doutorado

Doutoranda da PUC pesquisa a história do CEAP