20.10.2018 - CEAP expõe sua trajetória na formação continuada na ExpoIjuí/Fenadi

Exposição na ExpoIjuí/Fenadi


Notícia publicada em 20/10/2018 11:34 -
Geral

Completando em 2019, 120 anos de atuação na incipiente colônia Ijuhy, de 129 anos atrás, um dos focos da Escola tem sido cuidar da preservação de sua memória, inserida em todo um contexto de recepção e afirmação de imigrantes de muitos lugares do além-mar. Mesclam-se nessa busca e cuidado com o passado, histórias de famílias, histórias de vida e de instituições que não deveriam se perder.

Por essa razão, o Museu Escolar – MECEAP – juntamente com a assessoria da Equipe Pedagógica do CEAP, optou nesse momento, por expor dados históricos e atuais de uma cultura instituída na formação do docente em serviço.

Dados revelam sua preocupação com a ação e coesão de seu professorado desde a década de 20. Em uma época em que as agências formadoras inexistiam em nossa região, o CEAP também já abria suas portas aos sábados, a fim de receber professores que vinham da região, em busca de orientações, numa troca solidária em favor do crescente estudantado da região. Era o embrião dos Seminários Internacionais que a Escola sediou contemplando docentes de todas as redes.

Tais descobertas, por registros preservados em seu patrimônio Histórico, animam e desafiam a buscar mais informações do passado, ao mesmo tempo em que explicam o estágio em que o CEAP se encontra na contemporaneidade, investindo cada vez mais na formação e no compartilhamento dos saberes e fazeres do professor.

Hoje, à prática de um cotidiano de formação continuada no interior da escola, vem somar-se o planejamento e ações da Rede Sinodal de Educação que congrega cerca de cinquenta educandários ligados à Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil.

As ações pedagógicas voltam-se para Seminários anuais de Professores, por componentes Curriculares, com abordagens em consonância com as exigências de cada tempo e lugar, em Congressos bianuais, Encontros de Diretores, Equipes Pedagógicas e Encontros do Pastorado Escolar. Oferece também eventos para discentes, tais como Olimpíadas Evangélicas, Amostras de Teatro, Dias do Canto, encontro de Conjuntos Instrumentais, de lideranças estudantis, etc.

Toda essa efervescência, com muitos cérebros e corações movidos pela paixão e pela crença na educação, resulta em investimento na busca constante da promoção humana, à luz da ética cristã. Tudo em prol do aluno, razão de ser de cada Escola.

 

Texto : Mônica Brandt

 

Galerias de fotos


Veja mais


Seminário de Diretores da Rede Sinodal de Educação

Seminário de Diretores da Rede Sinodal de Educação

Vivências da Semana Santa 2024

Vivências da Semana Santa

Simulado Anglo

Simulado Anglo

Crianças do CEAPzinho confeccionaram Zuckertüte

Crianças do CEAPzinho confeccionaram Zuckertüte