11.03.2019 - Meu 1º caderno

1º caderno


Notícia publicada em 11/03/2019 11:57 -
Ensino Fun...

A importância do primeiro caderno

 

O início da fase escolar é o um período de grandes descobertas e emoções. É nesta época que se formam os primeiros vínculos de amizade, que se aprende a escrever o nome das pessoas queridas e que se desenvolvem as noções básicas de convivência, como o respeito, a importância de dividir e de se importar com o outro. Poucas alegrias, porém, se comparam àquela sentida quando se ganha o primeiro caderno.

Foi com muita alegria que nossas crianças do 1º ano do EF receberam seus primeiros cadernos. O momento da entrega se revelou especial e bastante significativo. O primeiro caderno marca o início de uma longa jornada de estudos e registros que constituem o fazer do estudante. Como um lugar especial, ele se torna como um cúmplice de nossas ideias, de nossos planos e de nosso tempo.

O CEAP trabalha o letramento desde os primeiros níveis da Educação Infantil. Dessa forma, o processo no qual a ludicidade dá espaço ao conhecimento do alfabeto e ao exercício da leitura e da escrita, se dá de forma natural e prazerosa.

Resgatando um pouco sua história, lembramos que os cadernos são objeto de reconhecida importância nas ações do cotidiano de muitas pessoas – e também na formação delas durante toda a vida. Sua origem é remota. Vale lembrar que a palavra caderno vem de codex, termo latino que significa “registro, tábua de escrever”. Eram chamados de códice tanto os livros nos quais se listavam as receitas e as despesas de uma família, por exemplo, como os volumes nos quais ficavam documentadas as leis elaboradas pelos imperadores romanos.

Por meio da valorização e da cerimônia de entrega do primeiro caderno, as crianças do CEAP compreendem o uso desta ferramenta tão essencial para a aprendizagem, desde a sucessão das folhas e a frente e o verso, passando pelo espaço da linha e a escrita da esquerda para a direita, até a importância desta forma de registro.

 O envolvimento da família neste processo é fundamental. Por isso, os pais receberam a tarefa de ressaltar a importância da ferramenta e de incentivar a sua utilização da melhor forma. Agora uma nova fase se inicia para nossas crianças, na qual compreenderão a importância deste material e os cuidados necessários para que ele seja um grande aliado do conhecimento. Que as memórias estejam ali colocadas e que eles possam revivê-las sempre que necessário.

Galerias de fotos


Veja mais


7º ano estuda a obra - EU SOU MALALA

Os alunos sétimo ano estudaram a obra literária Eu sou Malal...

9º ano - Contos Africanos

Contos Africanos

7º ano - Teatro de Máscaras

Teatro de máscaras