09.09.2019 - Arte em evidência

Artes


Notícia publicada em 09/08/2019 12:10 -
Geral
Ensino Fun...

 

Arte em evidência no CEAP

Mostra artística reúne música, teatro e artes visuais

O ensino e aprendizagem, quando relacionados as artes, propicia o desenvolvimento do pensamento criativo, despertando no aluno a sua sensibilidade e imaginação, tanto na hora de criar seu ambiente em sala de aula para a realização dos seus trabalhos, quanto no momento de apreciar obras de arte e assistir um espetáculo de qualquer natureza.

Sentindo essa necessidade os professores das artes do CEAP, criaram um projeto conjunto, envolvendo as disciplinas de artes visuais, teatro e música. A “Mostra artística”, reuniu os alunos das turmas de 7º, 8º e 9º anos do ensino fundamental. Os professores Helquer Paez (teatro), Ana Maia (música) e Janaína Feller (artes visuais), trabalharam no trimestre as linguagens em unidades temáticas com a proposta de desenvolver nos alunos o senso producente, capaz de analisar, dialogar, concluir, discutir questões sociais, políticas e culturais.

Além disso, essas linguagens da arte proporcionam momentos reais de aprendizagem em relação a outras culturas e suas diferenças sociais, ampliando o desenvolvimento de sua criticidade, o que possibilita ao aluno ser também protagonista e criador dessas linguagens artísticas.

Desde 2016 está em vigor a lei 13.278, que coloca como obrigatórias as atividades de artes: música, dança, teatro e artes visuais nas escolas. Essa lei deu um prazo de cinco anos para que os professores estejam preparados para dar as aulas na educação básica (educação infantil, ensino fundamental de 9 anos e ensino médio). Mesmo já contemplando as artes no currículo há décadas, o CEAP segue incentivando cada vez mais o desenvolvimento criativo de seus docentes e alunos.

O papel das disciplinas de Artes na educação é de grande importância, uma vez que as linguagens artísticas, ajudam o ser humano a desenvolver vários aspectos nas diversas fases da vida. O conhecimento que a educação artística produz, permite ao sujeito conhecer-se a si mesmo como um ser histórico que mantém conexões com o passado, que é capaz de intervir para criar o futuro, e que toma consciência de suas atitudes. Sendo assim, poderá escolher criticamente seus princípios, superar preconceitos e agir socialmente para transformar a sociedade da qual faz parte.

 

Lara Silva - Assessora de Comunicação - CEAP Ijuí

 

Galerias de fotos


Veja mais


29º Encontro de Lideranças Estudantis da Rede Sinodal

Encontro Nacional de Lideranças Estudantis

1º ENCOMTI - Rede Sinodal - 2024

Criatividade, inovação e estratégias foram o foco do encont...

2.4.24 - Giro Pedagógico, evento da Rede Sinodal

CEAP participa do Giro Pedagógico, evento da Rede Sinodal

Seminário de Diretores da Rede Sinodal de Educação

Seminário de Diretores da Rede Sinodal de Educação